EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE CARGOS ADMINISTRATIVOS

DO SENAC/PR

 

PROCESSO SELETIVO Nº 146/2019

Cargo: ANALISTA Unidade: ADMINISTRAÇÃO REGIONAL – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – CURITIBA

 

Atribuições: Desenvolver, orientar e executar atividades em diversas áreas da Entidade, como: suprimentos, contrato, almoxarifado, obras, educação, esporte, planejamento, divulgação e promoção institucional, contábil-financeiro, recursos humanos, saúde, ação social, planejamento, acompanhamento e execução e avaliação de serviços administrativos e operacionais.

 

Pré-requisitos: Ensino Superior completo em Comunicação Social e/ou Jornalismo e/ou Publicidade e/ou Relações Públicas e/ou Marketing e/ou Audiovisual e/ou Administração. Experiência mínima de 6 meses com roteiro, captação audiovisual, vinhetas, animações, pós-produção e edição com ferramentas Adobe Premiere e After Effects.

 

Carga horária: 40 horas semanais.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Salário: R$ 4.491,00

 

A Direção Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Administração Regional do Paraná, entidade jurídica de direito privado nos termos da Resolução SENAC/DN nº 1018/2015 e demais disposições concernentes à matéria, faz saber que estão abertas às inscrições para PROCESSO SELETIVO, destinado ao provimento da vaga acima, sendo a contratação pelo regime da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e pelas disposições ABAIXO, tendo sua realização sob a responsabilidade da Diretoria de Recursos Humanos - Coordenadoria de Desenvolvimento Corporativo, do SENAC/PR.

 

 

1. - Das disposições preliminares:

 

1.1.       Para efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer e atender as condições descritas deste edital.

 

1.2.       A participação do candidato no Processo Seletivo implicará no seu conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

 

1.3.       O candidato deverá preencher integralmente todas as informações solicitadas no cadastro. O SENAC/PR fará a avaliação curricular utilizando-se apenas das informações nele contidas.

 

1.3.1.   Ressalta-se que a escolaridade exigida pela vaga deverá ser comprovada, com a apresentação de certificados na 3ª fase do processo seletivo – item 6.6 deste edital.

 

1.3.2.   A comprovação da experiência exigida pela vaga, será avaliada durante a 3ª fase – entrevista.

 

1.4.       Este Processo Seletivo destina-se ao provimento da vaga para o cargo acima, bem como de outras vagas para o mesmo cargo que vierem a ocorrer no período de 02 (dois) anos, contados da data da primeira admissão ocorrida neste processo seletivo.

 

1.5.       A divulgação das etapas do Processo Seletivo ocorrerá exclusivamente através do Site www.pr.senac.br, no link “Trabalhe Conosco”.

 

1.6.       O Processo Seletivo será constituído das seguintes etapas:

 

 

1.7.       O SENAC/PR se reserva no direito da escolha da data/local e horário da aplicação das etapas do processo seletivo, ficando sob responsabilidade do candidato todas as despesas que advirem de sua participação.

 

1.8.       Quando a vaga não for exclusiva para Pessoas com Deficiência (PcD) ou reabilitados, fica assegurado aos mesmos o direito de inscrição no presente Processo Seletivo, desde que atendam aos procedimentos determinados para inscrição.

 

1.9.       O candidato PcD ou reabilitado que participar do processo seletivo poderá requerer atendimento especial para o dia da realização da prova, indicando as condições de que necessita, conforme previsto no art. 40 §§ 1° e 2°, do Decreto 3.298/99 e suas alterações.

 

1.10.    Salvo nos casos de força maior, a solicitação de condições especiais será atendida segundo critérios de viabilidade e razoabilidade.

 

1.11.    O PcD ou reabilitado participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne:

 

I -        ao conteúdo das provas;

II -       à avaliação e aos critérios de aprovação;

III -      ao horário e ao local de aplicação das provas;

IV -     à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

V  -     e todas as demais normas que o regem.

 

1.12.    Caso alguma das fases do processo seletivo ocorrer em sábados, candidatos guardadores deste dia, terão sua crença respeitada, podendo realizar as provas do sábado após as 19h, desde que fiquem aguardando durante todo o período de provas, dentro de uma sala específica.

 

2. Da inscrição:

 

2.1.       As inscrições deverão ser realizadas por meio de cadastro no site www.pr.senac.br, no link “Trabalhe Conosco”, no período compreendido entre o dia 02 de outubro de 2019 e às 23 horas e 59 minutos do dia 9 de outubro de 2019, observando o horário oficial de Brasília/DF, ou mediante entrega de currículo, protocolado, identificando a vaga, diretamente no local de provimento desta, no horário comercial e no prazo estabelecido.

 

2.2.       Ao preencher o cadastro do currículo o candidato assume inteira responsabilidade pela veracidade dos dados informados.

 

2.3.       Por determinação do Decreto de lei nº 61.843, de 1967, Artigo 44, não poderão ser admitidos, como Servidores da Entidade, parentes até o terceiro grau civil (afim ou consanguíneo) do Presidente ou membros do Conselho Regional do SESC ou do SENAC, dos Servidores do SESC ou do SENAC no Estado do Paraná - FECOMÉRCIO, bem como de dirigentes de Entidades sindicais ou civis do comércio, patronais ou de empregados da Federação do Comércio do Estado do Paraná, conforme preceitua o Regulamento da Entidade.

 

São considerados parentes até terceiro grau: Pai; Mãe; padrasto; madrasta; Filho(a); enteado(a); Cônjuge (casado ou com união estável declarada); irmãos; avós; bisavós; sogro(a), genro; nora; cunhado(a); concunhado(a); tios(as); sobrinhos(as).

 

2.4.       Poderão ser admitidos ex-Servidores do SENAC/PR, desde que habilitados no Processo Seletivo a partir da carência de dois anos da data de seu desligamento e não apresente nenhuma das condições abaixo quanto ao seu motivo de desligamento:

 

a)    Demissão por iniciativa do empregador;

 

b)    Ter aderido a programas de incentivo a demissões/aposentadoria.

 

2.5.       Poderão participar dos processos seletivos, servidores do quadro efetivo da instituição, desde que comprovem os requisitos necessários para o cargo, concorrendo em igualdade de condições com os candidatos externos.

 

2.6.       Os candidatos deverão ter idade mínima de 16 anos no ato da inscrição.

 

2.7.       O SENAC/PR não se responsabilizará por solicitações de inscrição pelo site e que não sejam recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Serão acatadas inscrições somente dentro do prazo e de acordo com as demais condições deste documento.

 

 

3.    Do cargo e dos pré-requisitos:

 

3.1.       A descrição das atividades do cargo, seus pré-requisitos e benefícios constam na divulgação da vaga publicada no Site www.pr.senac.br, no link “Trabalhe Conosco”, da qual fazem parte estes procedimentos.

 

 

Das etapas do processo seletivo:

 

4.    Análise Curricular – 1ª FASE:

 

4.1.       Os currículos serão selecionados de acordo com os pré-requisitos exigidos para o cargo e mediante análise da ficha de inscrição quanto a existência declarada de grau de parentesco, se a experiência exigida e a escolaridade informada estão de acordo com as exigências da vaga para a qual o candidato está inscrito.

 

4.2.       O SENAC/PR reserva o direito de excluir do processo seletivo as inscrições cujos currículos estejam com informações incompletas ou não atendam aos pré-requisitos de provimento do cargo constantes neste documento.

 

4.3.       O processo seletivo terá continuidade para a 2ª fase (Prova de Conhecimentos), desde que após a triagem de currículos, sejam obtidos, no mínimo 05 (cinco) candidatos que atendam aos pré-requisitos da vaga.  Caso este número não seja atingido, o prazo de inscrição será reaberto e prorrogado, objetivando angariar mais candidatos. Se após 2 prorrogações realizadas não for possível atingir o quantitativo mínimo, o processo poderá proceder com a quantidade atingida não menor do que 3 (três).

 

5.    Prova de Conhecimentos – 2ª FASE:

 

5.1.       O convite aos candidatos selecionados para a prova será efetuado mediante publicação no Site www.pr.senac.br, no link “Trabalhe Conosco”, diretamente na vaga de inscrição.

 

5.2.       A prova realizada será de caráter classificatório e eliminatório, com duração de 02 (duas) horas, cuja nota máxima será de 10 (dez) pontos com peso 5(cinco), e constará de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, sendo elaboradas e distribuídas de acordo com o conteúdo programático especificado no quadro abaixo:

 

 

 

 

 

 

Conteúdo da Prova

Nº questões

Ø  Conhecimentos Específicos:

- Marketing;

- Audiovisual;

- Edição;

- Roteiro;

- Gravação Audiovisual;

- Equipamentos de Gravação.

 

Ø  Conhecimentos Informática:

              - Pacote Adobe.

 

Ø  Conhecimentos Língua Portuguesa.

 

25

 

TOTAL

 

25

 

 

5.3.       O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos do horário fixado para seu início, constante da publicação de Convocação para a 2ª fase do processo seletivo.   Não haverá tolerância para entrada após o horário de início da prova, segunda chamada para sua aplicação ou designação especial de horários e locais diferentes aos estabelecidos para a realização da mesma.

 

5.4.       Caso o candidato se inscreva em mais de uma vaga, cuja aplicação da prova ocorra no mesmo dia e horário deverá fazer a opção pela vaga de seu interesse, ficando registrada esta opção na lista de presença.  Em caso de os horários de provas não coincidirem, poderá participar da avaliação em mais de uma vaga.

 

5.5.       O ingresso do candidato ao local de realização da prova, somente será permitido mediante a apresentação obrigatória de documento original de identificação com foto, válido, que deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

 

5.6.       Ao ingressar no local de realização da prova o candidato receberá as orientações para o preenchimento do gabarito.

 

5.7.       Antes de iniciar sua prova, o candidato deverá obrigatoriamente ouvir e acatar as orientações transmitidas pelo orientador de sala, ler atentamente as orientações contidas no seu caderno de questões, no qual constarão informações sobre a realização da prova. O candidato não poderá alegar, em qualquer momento, o desconhecimento das orientações e informações recebidas.

 

5.8.       O candidato deverá estar munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

 

5.9.       O candidato não poderá utilizar de qualquer material de consulta ou equipamentos eletrônicos de comunicação ou gravação, não necessários para a realização da prova, assim como comunicar-se durante as provas com outro candidato.

 

5.10.    Após resolver as questões da prova, o candidato deverá marcar suas respostas, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, no Gabarito de Respostas, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente, tais como a dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada ou duplicada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo determinado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

 

5.11.    Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao orientador de sala, o caderno de questões e o Gabarito de Respostas.  Não serão fornecidos exemplares do caderno a candidatos, mesmo após o encerramento de todas as fases do Processo Seletivo.

 

5.12.    O candidato poderá levar uma cópia do seu gabarito de respostas, que será fornecido ao término de sua participação na prova, sendo necessário o candidato utilizar o tempo de prova para anotar suas respostas. Será de responsabilidade do candidato a marcação de respostas na folha modelo de gabarito.

 

5.13.    Os dois últimos candidatos ao terminarem a prova deverão sair ao mesmo tempo da sala de avaliação.

 

5.14.    Não será permitido, em nenhuma hipótese, o ingresso ou a permanência de pessoas alheias ao processo seletivo onde estejam sendo aplicadas as provas.

 

5.15.    Será eliminado, sumariamente, do processo seletivo o candidato que:

 

a) não atender aos procedimentos determinados para realização da inscrição, conforme previsto no presente documento.

 

b) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

 

c) não comparecer nas datas, locais e horários determinados para a realização das Provas seja qual for o motivo alegado.

 

d) apresentar-se após o horário estabelecido.

 

e) não apresentar documento que legalmente o identifique, de acordo com o especificado.

 

f) ausentar-se do local de realização de provas sem a autorização.

 

g) ausentar-se da sala de avaliação levando a prova ou o Gabarito oficial de Respostas.

 

h) não atingir a pontuação mínima estabelecida para a prova.

 

i) cometer incorreção ou descortesia para com quaisquer dos avaliadores, seus auxiliares ou demais presentes durante a realização de qualquer fase do Processo Seletivo.

 

5.16.    A divulgação do gabarito oficial da prova, assim como a relação dos participantes que atingirem a nota mínima, em ordem alfabética, será publicado diretamente na vaga de inscrição, em um prazo de até 15 dias após a aplicação da prova de conhecimentos.

 

5.17.    A ordem de classificação e as notas da prova de conhecimentos serão apenas de uso interno da Instituição.

 

5.18.    Serão considerados habilitados para a próxima fase do processo os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 05 (cinco) pontos.

 

5.19.    Ocorrendo a nulidade de alguma questão objetiva e/ou discursiva, esta informação será divulgada juntamente com a publicação do gabarito, sendo os pontos correspondentes creditados a todos os candidatos que realizaram a referida prova.

 

5.20.    Originando empate na ordenação da classificação entre candidatos selecionados para entrevista, serão utilizados sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

 

·         O candidato que obtiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos da prova (quando a prova abordar conteúdo específicos e conhecimentos gerais);

·         Tiver a maior idade.

 

 

5.21.    Em nenhuma hipótese e sob nenhum pretexto será admitido a aproximação ou o arredondamento de notas ou médias.

 

5.22.    As convocações para as etapas seguintes da prova serão informadas, em momento oportuno, no site www.pr.senac.br, no link “Trabalhe Conosco”.

 

 

 

6.    Entrevista – 3ª FASE:

 

6.1.       Esta fase será coordenada pela equipe técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Corporativo – CDC, e será conduzida por, no mínimo, 03 (três) avaliadores do SENAC/PR.

 

6.2.       Serão convidados para a entrevista os 05 (cinco) candidatos habilitados com maior nota na fase anterior (prova de conhecimentos).   Os demais candidatos habilitados dentro da linha de corte, poderão ser chamados futuramente em caso de surgimento de novas vagas para o mesmo cargo e perfil.

 

6.3.       Os candidatos convocados para esta fase deverão comparecer ao local, data e horário definidos pela empresa para a realização da entrevista e deverão comprovar, através de documentação, os requisitos mínimos exigidos para o cargo.

·        Se a vaga for exclusiva para Pessoas com Deficiência ou Reabilitados os mesmos deverão apresentar também o Laudo ou Exames Médicos confirmando existência dessa situação.

 

6.4.       O não comparecimento nesta 3ª fase, por quaisquer motivos, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo.

 

6.5.       Esta fase abordará: as experiências profissionais do candidato, seus certificados de formação e/ou aperfeiçoamento dentro da área da vaga ofertada e da análise das 05 (cinco) principais competências do cargo definidos pelo Plano de Cargos e Salários do SENAC PR.

 

6.6.       Para a avaliação dos certificados serão considerados os cursos de formação e de aperfeiçoamento de acordo com a vaga ofertada.

 

a)    O curso realizado no exterior somente será considerado quando devidamente reconhecido por instituição educacional brasileira, na forma da lei, e deverá vir acompanhado pela correspondente tradução efetuada por tradutor juramentado.

 

 

6.7.       As experiências profissionais serão consideradas e pontuadas da seguinte forma:

 

a)  O tempo em que atua ou atuou em atividades consideradas semelhantes à da vaga ofertada:

·         De 6 meses até 1 ano = 0,50

·         Mais de 1 ano até 2 anos = 0,75

·         Mais de 2 anos = 1,00

 

b)  A distância de tempo em que executou pela última vez as atividades consideradas semelhantes à da vaga ofertada:

·                Há mais de 5 anos = 0,25

·                De 3 anos até 5 anos = 0,50

·                De 1 ano até 3 anos = 0,75

·                Atual até 1 ano = 1,00

 

6.8.       É de exclusiva responsabilidade do candidato as providências para obtenção dos documentos solicitados e para apresentação no local e horário definidos para entrevista.

 

6.9.       A inexatidão das declarações e/ou informações prestadas ou a apresentação irregular de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato.

 

6.10.    Para a avaliação das competências serão utilizados como critérios a percepção do nível em que o candidato se encontra em cada uma delas, sendo pontuado da seguinte forma:

 

·      0,0 pontos = não apresenta.

·      0,25 pontos = apresenta com restrição.

·      0,75 pontos = apresenta; (próximo do desejável).

·      1,00 ponto = apresenta de forma marcante; (o esperado para a vaga).

 

6.11.    A pontuação máxima será de 10,00 pontos e, caso sejam utilizados mais de uma avaliação, a nota desta fase se dará pela média simples das avaliações.

 

 

  

7.    Do resultado do processo seletivo:

 

7.1.       Todas as divulgações e publicações referentes as etapas e os resultados que compõem o processo seletivo ocorrerão através do Site www.pr.senac.br, no link “Trabalhe Conosco”, através das publicações anexada a vaga, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento dos processos de seu interesse.

 

7.2.       A pontuação final do processo seletivo considerará a média da pontuação obtida nas duas fases anteriores, pela aplicação da fórmula abaixo.

 

    Nota final = ( Pontos da 2ª Fase x 0.5 ) + ( Pontos da 3ª Fase x 0.5 ).

 

7.3.       Em caso de igualdade de nota final, originando empate na ordenação da classificação entre candidatos, será considerado como critério de desempate o candidato que:

·      tiver a maior nota da entrevista;

·      tiver a maior nota da prova de conhecimentos;

·      tiver a maior idade;

 

7.4.       Na divulgação do resultado final deste processo seletivo será publicado a nota final dos candidatos que atingirem no mínimo 6 (seis) pontos, em ordem de classificação. Os candidatos que, ao final das 3 fases, não atingirem essa média serão desclassificados do Processo.

 

7.5.       O candidato que atingir a 1ª colocação será o candidato convocado. Os demais classificados poderão ser chamados conforme demanda de vagas da Instituição, no prazo de até 2 anos considerando a data da 1ª admissão do referido processo, desde que a vaga em questão seja para o mesmo cargo, ainda que em diferentes turnos, horários e/ou unidades do Senac PR, divulgados nesse Processo.   

 

7.6.       O candidato convocado no processo seletivo terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para confirmar o seu interesse em assumir a vaga em questão.

 

7.7.       Em situações em que o candidato aprovado desistir da vaga, este deverá formalizar esta decisão através de documento escrito ou e-mail.  Se, eventualmente, este procedimento se tornar inviável, o responsável pelo processo seletivo fará este registro.

 

7.8.       Na desistência do candidato aprovado para a vaga, será convocado o próximo candidato, obedecendo a ordem de classificação do processo.

 

7.9.       Esgotado o banco de candidatos aprovados, poderão ser convidados para novas entrevistas os próximos 05 (cinco) classificados, obedecendo a ordem de classificação da 2ª fase.

 

 

8.    Das disposições finais:

 

8.1.       O candidato poderá interpor recurso sobre qualquer fase deste processo seletivo, referente a publicação ocorrida, tendo para tanto o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas através do preenchimento do formulário anexo a este edital, devidamente fundamentado, encaminhando-o a Divisão de Recursos Humanos, através do endereço de e-mail:  recrutamento@pr.senac.br

 

8.2.       Caberá a Diretoria de Recursos Humanos - DIREH, através de sua Coordenadoria de Desenvolvimento Corporativo – CDC, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis efetuar a análise, formulação e posicionamento perante o solicitante, deferindo ou indeferindo o pedido.  A resposta será encaminhada por meio de mensagem eletrônica (e-mail), dirigido ao endereço de e-mail contido no cadastro do candidato.

 

8.3.       Recursos recebidos fora do prazo e padrão acima especificado, não serão apreciados.

 

8.4.       Havendo necessidade, o SENAC/PR poderá alterar, a seu critério, as informações contidas nesse documento, para tanto divulgando a alteração no site, no mínimo com 72 (setenta e duas) horas de antecedência.

 

8.5.       O candidato convocado para assumir a vaga somente poderá ser admitido após apresentação de toda a documentação comprobatória exigida e avaliação médica, na qual esteja apto para o trabalho.

 

8.6.       O candidato contratado não poderá pleitear qualquer vantagem pecuniária, por não residir na localidade onde ocupará a vaga.

 

8.7.       A aprovação e a classificação final geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à contratação, cabendo exclusivamente ao SENAC/PR deliberar sobre o aproveitamento dos candidatos habilitados, em número suficiente para suprir às necessidades da Instituição.

 

8.8.       O acompanhamento das publicações referentes ao processo seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato, que deverá fazê-lo através do Site www.pr.senac.br, no link “Trabalhe Conosco”.

 

 

8.9.       O processo seletivo estará disponível no endereço: Rua André de Barros, nº 750 – 5º Andar, Administração Regional, Centro, Curitiba-PR, em horário comercial, para consulta do candidato que manifestar interesse e agendar com antecedência de 72 (setenta e duas) horas.

 

8.10.    O SENAC/PR se reserva no direito de cancelar ou suspender este processo seletivo, em parte ou todo, utilizando-se das razões que se fizerem presentes no momento.

 

8.11.    Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da Divisão de Recursos Humanos do SENAC/PR.

 

8.12.    O presente Edital entra em vigor nesta data.

                                         

 

Curitiba, 02 de outubro de 2019.

Hora:17h13min.

 

 

Daniela Rosa de Lelis Oliveira                      

Diretora de Recursos Humanos       

         SENAC/PR